EndNote, um gerenciador de bibliograficas

A operacionalidade desses bancos de dados restringe-se à instalação do programa, que passa a interagir com o Word for Windows, e de três comandos básicos para a inserção das citações no texto: – SELECIONAR a bibliografia,  – IDENTIFICAR o local da citação e, – INSERIR a bibliografia.

Os novos softwares para armazenar referências, além de facilitadores para quem não dispõe de muito tempo, oferecem a possibilidade ao autor de interagir com as fontes bibliográficas, digitar e importar. Permitem também que, à medida que o documento é produzido (artigos, teses, livros, etc.) e as referências vão sendo inseridas, seja criada, no final, automaticamente, a lista de referências no estilo selecionado (de acordo com o periódico). Naturalmente é necessária cuidadosa revisão do autor após a inserção das referências utilizando essas ferramentas.

A operacionalidade desses bancos de dados restringe-se à instalação do programa, que passa a interagir com o Word for Windows, e de três comandos básicos para a inserção das citações no texto: – SELECIONAR a bibliografia,  – IDENTIFICAR o local da citação e, – INSERIR a bibliografia.

O EndNote é um software comercial que faz esse gerenciamento das bibliografias, importando as referências bibliográficas da Web, organizando-as em grupos de assuntos e inserindo as referências no corpo do texto, quando editado por processador Microsoft Office ou OpenOffice gerando automaticamente uma lista de referência no padrão definido estilo ABNT para teses e documentos oficiais brasileiro, ou nos mais diversos estilos para publicaçãO estilo APA, estilo Vancouver e outros.

O arquivo abaixo introduz o EndNote e apresenta um passo-a-passo para utilização do software.

EndNote – passo a passo

Download – EndNoteX3

Material de apoio …

EndNote na web

EndNote – Alterar estilos

______________________________________________________________________________________________________

Se esta informação  contribuiu ou não  É IMPORTANTE que deixe sua OPINIÃO para a manutenção do BLOG.

♦♦

Os novos softwares para armazenar referências, além de facilitadores para quem não dispõe de muito tempo, oferecem a possibilidade ao autor de interagir com as fontes bibliográficas, digitar e importar. Permitem também que, à medida que o documento é produzido (artigos, teses, livros, etc.) e as referências vão sendo inseridas, seja criada, no final, automaticamente, a lista de referências no estilo selecionado (de acordo com o periódico). Naturalmente é necessária cuidadosa revisão do autor após a inserção das referências utilizando essas ferramentas. A operacionalidade desses bancos de dados restringe-se à instalação do programa, que passa a interagir com o Word for Windows, e de três comandos básicos para a inserção das citações no texto: – SELECIONAR a bibliografia;

– IDENTIFICAR o local da citação

– INSERIR a bibliografia.

About these ads

Deixe sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: